Novembro é um mês famoso por vários motivos: o penúltimo do ano, o mês dos escorpianos, uma brisa do verão chegando…Mas, para quem é do varejo ou adora fazer umas comprinhas, novembro tem todo um outro significado: é nele que acontece a Black Friday, bebê! Já ouviu falar dela?
Muitos sites, lojas e comércios no geral veem em novembro a possibilidade de oferecer promoções e descontos para os seus clientes. E não são poucos, não – muitas vezes, os descontos ultrapassam os 50%, o que é uma ótima oportunidade para quem gosta e precisa fazer suas compras. Mas, de onde surgiu essa “tradição”?
Tudo começou lá nos Estados Unidos. A data exatamente é daqueles mistérios, mas é quase consenso de que ela ficou famosa nos anos 80. Trata-se da última sexta-feira do mês de novembro, que nos EUA corresponde ao dia seguinte ao Dia de Ação de Graças, uma data de celebração e super tradicional por lá.
O negócio é que essa sexta seguinte abre os trabalhos para as compras de Natal, que já está quase aí. Por isso, tem tanta promoção e desconto – inicialmente, a ideia é que as pessoas se antecipem, mas também é uma forma de garantir uma alta receita antes de janeiro e fevereiro, meses que costumam ser ruins para o varejo.
No Brasil, nós não temos o Dia de Ação de Graças – e nem faria sentido pois tem todo um motivo de colonização britânica na América do Norte, diferente da nossa história -, mas importamos a Black Friday direitinho. Inclusive, o Brasil é um dos únicos países que incorporou a data para si, virando um sucesso de vendas.
Tradicionalmente, a Black Friday acontece na última sexta-feira do mês de novembro – por exemplo, o dia da Black Friday 2020 oficialmente é no 27. Mas, as marcas e lojas exploram a data da forma que faz mais sentido para o seu tipo de comércio, de cliente e de estoque.
Não é à toa que, por aqui, existem inúmeras variações da Black Friday. Tem marca que faz promoção o mês inteiro, que aproveita a última semana do mês pra bombar nos descontos, que mantém só no dia mesmo e aquelas que fazem até o after da Black Friday, estendendo as promoções para o mês de dezembro.
Nós da Luminus, por exemplo, optamos por iniciar antecipadamente, para você aproveitar e garantir os nossos produtos que você mais gosta. Nossa Black Friday começou HOJE (dia 23), e chegou com descontos imperdíveis de até 61% OFF. Você já viu? Corre lá no site!
Em terras brasileiras, sempre rola aquela dúvida: será mesmo que os descontos da Black Friday são um bom investimento? É muito comum ouvir aquela frase de que “está tudo pela metade do dobro”, o que gera uma suspeita sobre a qualidade dos preços baixos.
Agora que você já sabe quando será a Black Friday 2020, separamos algumas dicas para que você evite cair em golpes nessa época de loucura das compras. Olha só!
Também é importante prestar atenção nos estoques! Muitas vezes, as promoções são tão boas que acabam rapidinho. É o caso da nossa Black Friday, a maior da história. Compre agora o seu Luminus por um precinho imperdível. Não vai deixar pra aproveitar a Black Friday quando ela acabar, né? Garanta seu cabelo perfeitinho hoje mesmo!