Você conhece o Outubro Rosa? Um mês inteirinho dedicado a conscientização e prevenção do câncer de mama, e que é lembrado em todo o mundo. Venha saber mais sobre a história desse movimento, como ele começou, onde já chegou e como a prevenção é uma das formas eficientes de combate.
Como um dos tipos de câncer que mais aflige mulheres ao redor do mundo e de sua ocorrência ser relativamente comum, o câncer de mama precisa de um ponto de atenção. Por isso, nos anos 90, aconteceu a primeira edição da Corrida pela Cura, em Nova Iorque, promovida pela Fundação Susan G. Komen for The Cure.
Como uma das organizações mais importantes sobre o tema, a Fundação também foi responsável pela criação e disseminação do tradicional laço cor-de-rosa, usado o mês todo para simbolizar e unir as pessoas nessa luta. Até hoje, essa corrida ocorre lá nos Estados Unidos.
A campanha do Outubro Rosa também chegou ao Brasil, e a primeira manifestação visual sobre o tema aconteceu no Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo: em Outubro de 2002, o Obelisco foi iluminado com uma luz rosa, prática que se espalhou por diversos monumentos e espaços em todo o país.
Agora que você já sabe sobre o Outubro Rosa, vamos conversar sobre o câncer de mama. Segundo o site Oncoguia, estima-se que o risco do câncer de mama seja de 61,61 casos a cada 100 mil mulheres. Em 2020, estima-se que o número de casos será de 66.280.
Porém, apesar da alta incidência e de ser um dos tipos de maior fatalidade entre as mulheres, um dado positivo é que a descoberta precoce aumenta a chance de cura em 95%. Por isso as campanhas de Outubro Rosa estão voltadas para a prevenção e conscientização – informar as mulheres é o melhor caminho.
No Brasil, quando falamos de saúde da mulher, muitas coisas são deixadas de lado ou colocadas dentro de um espectro de “tabu”: ir ao ginecologista, fazer o autoexame ou qualquer tipo de toque no próprio corpo é visto como um “absurdo”. Precisamos desmistificar isso a cada dia e incentivar as mulheres que se conhecer é essencial.
E já que estamos falando de prevenção e conscientização, você já ouviu falar no autoexame? Ele é a forma mais simples de diagnosticar alterações e mudanças no seu corpo bem no comecinho. Por isso, é muito importante que ele seja feito com regularidade, assim como a visita ao seu ginecologista.
Os sintomas do câncer de mama feminino podem ser detectados com o toque. Para fazer o autoexame completo, siga este manual:
Se você encontrou alguma calcificação, algum nódulo ou secreção, é hora de conversar com um médico para entender o que pode ser. Os sintomas podem demorar a aparecer, mas nem por isso é para deixar pra lá – cuidar da sua saúde não tem hora. Invista em você.
A importância do Outubro Rosa gira em torno dessa identificação precoce e é um movimento que funciona: frases de Outubro Rosa são espalhadas ao longo de todo o ano, não somente no mês 10. O Outubro Rosa 2020 da Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) vem com o mote de “Quanto antes melhor”, visando atingir essa conscientização da prevenção.
Não deixe para depois o que pode ser resolvido agora: o câncer de mama tem cura. Aproveite e faça os seus exames regularmente, sem esquecer da mamografia, principalmente para mulheres acima de 40. Cuidar de você não tem idade e nós da Luminus apoiamos essa ideia!