Para quem gosta de pesquisar informações sobre cabelo, maquiagem e cuidados com o corpo, com certeza já deve ter lido sobre a tal da transição capilar. Mas afinal, o que é, para que serve e por que é um assunto tão falado? Hoje, vamos te explicar tudo isso e ensinar como fazer uma transição capilar de sucesso.
Como vem ganhando muitas adeptas, é importante explicarmos o que é a transição capilar. Nada mais é do que um processo de retornar ao tipo e textura natural do cabelo após muitos anos de procedimentos químicos, principalmente aqueles que envolvem o alisamento.
Depois de muito tempo de predominância do cabelo liso, esse cenário vem mudando gradativamente, amplamente amparado pelos discursos de amor-próprio e empoderamento. E isso faz todo sentido: a proposta é que você se ame como você é, e é óbvio que isso inclue os seus fios.
Desde os anos 90, temos acompanhado a força dos fios lisos, que resultaram na criação de procedimentos como a escova progressiva. No entanto, essa tendência vem diminuindo e abrindo espaço para os cabelos naturais, com ondas, cachos grandes e pequenos, cabelos curtos e assimétricos. A diversão vem ganhando da imposição.
Justamente por isso, muitas mulheres estão optando por deixar as químicas de lado e se jogar nos fios do jeito que são. Porém, depois de muitos anos passando fortes produtos no comprimento dos cabelos, esse processo é um pouco mais demorado e exige bastante paciência.
A principal coisa para começar a fazer a transição capilar é ter o desejo de fazê-la. Alguns produtos e cortes ajudam, mas a coluna vertebral de uma boa transição é respeitar os processos do seu cabelo. Lembre-se que ele passou muito tempo longe do seu estado natural, então é normal que esse retorno seja faseado.
O primeiro passo é deixar todas as químicas de lado. Se a ideia é justamente tirá-las dos fios, não faz sentido continuar nesse ciclo, certo? Então, parar de realizar os procedimentos permanentes no cabelo e interromper o uso de produtos que alterem o formato natural dos fios é um grande avanço.
Conforme os fios vão crescendo, é normal que o cabelo fique com texturas e formatos diferentes: o liso anterior com o cacheado que está nascendo. Mais do que nunca, os seus cabelos precisam de um bom nível de água e nutrientes, então esteja sempre com a hidratação e nutrição em dia.
Outro cuidado que é preciso ter é na hora de desembaraçar os fios. Com a diferença de formato, o ponto de encontro entre os dois tipos diferentes de cabelo é muito frágil e está propenso a quebras. Por isso, opte por desembaraçar o cabelo quando ele estiver molhado e com um pente de dentes largos, que penteiam sem agredir. Já falamos sobre os diferentes tipos de escova e pentes aqui, ó.
Apesar de transição capilar ser exatamente sobre transitar entre o cabelo antigo e o natural, existem algumas formas de fazer esse procedimento. Muitas pessoas ficam extremamente incomodadas com a diferença de texturas e preferem cortar ou raspar toda a parte com química, deixando apenas o cabelo natural que está nascendo. Essa modalidade chama-se big chop, ou o “grande corte”, em tradução literal.
Outra forma de lidar com esse processo é com a texturização dos fios. Essa modalidade funciona dando formatos e finalizações para a parte alisada, a fim de deixá-la o mais parecida possível com o cabelo natural. A ideia é diminuir o contraste entre o cabelo, com o uso de cremes e técnicas como fitagem, grampos e coquinhos.
A terceira e última estratégia de transição é usar e abusar do cronograma capilar para cabelos em transição. Com um calendário, você se organiza para abastecer e suprir as necessidades do seu cabelo com hidratação, nutrição e reconstrução. Nessa modalidade, é importante manter-se regrada para ter o resultado desejado. Já falamos sobre cronograma capilar aqui.
Cada cabelo tem o seu ritmo de crescimento, e para o cabelo em transição capilar não é diferente. Não adianta se desesperar: os fios vão seguir o ritmo deles, mas você pode colaborar com algumas atitudes. Manter uma dieta bem nutritiva, ingerir muita água e cuidar da sua saúde ajuda a fortalecer o cabelo.
Além disso, esse é o momento de garantir o seu Luminus Hair. As cápsulas cor de rosa queridinhas do mercado que ajudam o crescimento do seu cabelo em até 3x, com velocidade e força de dentro para fora. Isso acontece porque ele melhora a circulação do couro cabeludo, reduzindo a queda em 90% e ainda garantindo a nascimento de fios fortes e brilhantes.
Para ajudar nesse processo, os produtos para transição capilar, como finalizadores, antitérmicos e cremes, são ótimos para manter os fios fortes e bonitos. O importante para a transição é saber respeitar o seu tempo, cuidar dos fios e procurar inspirações. Existem perfis de influencers, como a Maísa e a Kéfera, que passaram pela transição e contam a sua experiência.
Se você ficou animada e quer começar a sua transição capilar, conte com a gente para te apoiar neste momento. Ah, e não se esqueça de nos contar qual é o seu segredo para a transição de sucesso!