Sempre quis fazer um cronograma capilar mas nunca soube por onde começar? A gente te ajuda!

Quem adora se cuidar, com certeza já ouviu falar do tal do cronograma capilar. Uma série de tratamentos e cuidados que, seguindo um calendário, prometem salvar o seu cabelo de problemas como ressecamento, quebra de fios, falta de brilho e muito mais. Para quem ainda está aprendendo, pode parecer um pouco confuso: o que é cada tratamento? O que eu faço em cada semana? Quanto tempo dura? Qual é o meu tipo de cabelo?

Este post é para sanar essas dúvidas e fazer com que você fique prontinha para se jogar no melhor tipo cronograma capilar para os seus fios. Vamos lá?

Quem precisa fazer

Uma das principais perguntas é pra quem esse tipo de tratamento é direcionado. Simples: para todo mundo! Todos os tipos de cabelo podem realizar o cronograma capilar, dos lisos aos bem cacheados. O que muda é o que o seu cabelo precisa. Nossos fios passam por todo tipo de situação diariamente: poluição, secador, chapinha, vento, ficar passando as mãos nos fios, água quente demais, água fria demais, muito tempo sem lavar, lavagem todos os dias. Ufa! Haja força para ficar com os fios belíssimos, né? Por isso é essencial entender qual é a necessidade do seu cabelo: se ele precisa ser hidratado, nutrido ou reconstruído.

+ O segredo de Luminus Hair

+ Cabelos perfeitos inclusive no inverno

Teste de porosidade

Para descobrir o que faz falta no seu cabelo, basta fazer o teste de porosidade. Em um copo transparente, coloque um pouco de água, pegue um fio de cabelo e deposite dentro do líquido. É aqui que a mágica acontece.

Ficar na superfície

Se o seu fio ficar boiando, significa que suas madeixas estão com falta de água e precisam de uma boa hidratação. Ela é essencial para todos os cabelos em qualquer fase, para qualquer fio – mesmo que ele não esteja danificado. A gente sabe que uma boa hidratação sempre faz milagres, né?

Ficar no meio do copo

Seu fio está com porosidade média, ou seja, precisa de nutrientes. Aqui, é a hora de entrar na nutrição. Basicamente, seu cabelo precisa de nutrientes nas fibras, repor os lipídios e restaurar a oleosidade natural do cabelo.

Afundar

Se o fio afundar, ele precisa de reconstrução. Isso significa que é hora de fechar as cutículas do fios, que estão abertas, dar aquela turbinada nas proteínas e cuidar das madeixas danificadas para que elas fiquem saudáveis novamente.

Hidratação

A hidratação já é nossa velha conhecida. Todo cabelo precisa de água para se manter saudável, brilhante e maleável, então é preciso repor o líquido pelo menos uma vez por semana. Para realizar esse procedimento, invista em máscaras capilares com ativos de pantenol, aloe vera e extratos vegetais.

Vantagens da Hidratação

Deixa o cabelo brilhante, maleável, macio e com movimento.

Se o cabelo está com muito frizz, constantemente desalinhado e pontas duplas excessivas, ele precisa ser nutrido. O processo de nutrição funciona com o uso de máscaras à base de óleos naturais e manteigas, como de karité, oliva, rícino e argan.

Vantagens da Nutrição 

Reposição da oleosidade natural do cabelo, deixando os fios mais definidos e bonitos, além de fechar as cutículas. É uma das partes essenciais para quem tem cabelos crespos e cacheados, pois a curvatura do fio dificulta que o óleo chegue em toda a extensão do cabelo.

Se você está sentindo que o seu cabelo está muito baixo astral, pode optar pela umectação, que faz parte de um processo de nutrição mais robusto. Basicamente, você passa óleo (de coco, oliva ou outro de sua preferência específico para cabelo) no cabelo, coloca uma touca e deixa lá. Pode ser por no mínimo 30 minutos ou deixar a noite toda, dependendo do grau de danificação do cabelo. Não se esqueça de lavar bem depois!

Reconstrução

Se o seu cabelo está muito ressecado e danificado, principalmente após um procedimento químico, quebradiço e poroso, ele tá precisando de um tratamento de choque. Por isso, hora da reconstrução. Esta etapa do cronograma devolve as proteínas e aminoácidos para os fios, fazendo com que eles se recuperem e tenham mais força. Invista em máscaras com queratina, cisteína, ácido lático e peptídeos.

Vantagens da Reconstrução

Fios recuperados, fortes, que não quebram facilmente e vão se recuperando dos procedimentos agressivos.

+ Cuide da saúde do seu cabelo sem sair de casa

+ Visagismo: o que seu rosto diz sobre você?

Como montar meu calendário?

Agora que você já sabe para que serve cada fase do cronograma, é hora de montar o seu cronograma. Vamos partir de um tratamento base de 4 semanas, ok? Cada cabelo tem as suas necessidades, então é difícil estabelecer um padrão para todos. Uma dica legal é sempre começar pela hidratação. Um cabelo com a quantidade certa de água absorve melhor os outros produtos que você vai passar.

Outra dica é intercalar os dias de lavagem – você pode lavar, por exemplo, segunda, quarta e sexta. Assim, a cada dia, você aplica uma nova fase do cronograma e oferece ao seu cabelo todas os nutrientes necessários. Também existem aplicativos de cronograma capilar que podem ajudar você a encontrar o seu próprio cronograma. Clique aqui para baixar o app “Meu Cronograma Capilar” e divirta-se. Além disso, nada completa melhor o seu cronograma capilar do que o Luminus Hair, as cápsulas que fazem toda a diferença. Além de fortalecer os seus fios de dentro pra fora, as cápsulas de Luminus devolvem o brilho e maciez para o seu cabelo, além de acelerar o crescimento. Já garantiu o seu? Compre aqui!

Participe da discussão

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *